Geralmente, os casos de intoxicação são diversos. Sendo assim, existem primeiros socorros para cada caso. O que todos os casos têm em comum é ter que agir rapidamente. Chame uma ambulância e guarde com você a embalagem do produto que causou a intoxicação para que os médicos consigam identificá-lo rapidamente. Intoxicações podem ocorrer por remédios, produtos químicos, drogas, alimentação, contato e até mesmo inalação.
Sintomas principais
Em casos de inalação
Os sintomas contam com respiração acelerada, olhos irritados e tosse.
Em casos de ingestão
Pode haver dor, sono, mudança na cor dos lábios, confusão mental, diarreia e convulsões.
Por contato
Pode ocorrer manchas e coceira na pele, dor de cabeça e irritação nos olhos.
Como agir?
Por contato
Lave o local afetado com água corrente e solicite imediatamente um atendimento médico.
Por ingestão
Procure descobrir o que causou a intoxicação e não faça respiração boca a boca. Se a intoxicação não foi causada por ácido, soda cáustica, produtos químicos, desodorantes ou derivados de petróleo, provoque vômito na vítima e chame imediatamente uma ambulância!
Por inalação
Deixe a vítima em um local arejado e procure atendimento médico o mais rápido possível.
Por alimentação
Deixe a vítima vomitar e/ou evacuar quantas vezes forem necessárias. Após um período de 20 minutos, ofereça água de coco ou isotônicos para que não haja desidratação. Caso os sintomas não diminuam, procure ajuda médica!
Tente sempre levar a vítima para locais arejados, não a deixe sozinha, mantenha-a calma e acordada. Se desfaça ou afrouxe itens que estejam apertando-a, como por exemplo, peças de roupa.


